Toy Story, Pixar e Steve Jobs

Toy Story 4 chegou.

Depois de alguns anos de espera, o quarto filme da franquia de animação mais duradoura da Pìxar estréia no Brasil no dia 20/06.

O que poucas pessoas sabem é a história por trás dessa aposta que estreou no ano de 1995 e que 24 anos depois é um dos maiores sucessos de bilheteria e crítica da nossa querida Pixar.

Tudo começou no fim dos anos 70, quando o jovem John Lasseter, diretor e de Toy Story, foi trabalhar na Disney e passado algum tempo conseguiu a autorização da empresa para criar um filme animado.

Depois de oito meses de dedicação ao projeto, a Disney chegou a conclusão de que o projeto era caro e demorado, decidindo por assim cancelar o seu contrato.

Com o conhecimento adquirido John não ficou muito tempo fora do mercado, em alguns meses ele estava empregado novamente. Agora na icônica Lucas Films.

Algum tempo depois a Lucas Films passou por uma crise e foi obrigada a abrir mão de alguns departamentos, dentre eles o The Graphics Group, que foi para o controle de Steve Jobs, sim, ele mesmo, que acabou mudando o nome para Pixar e a transformou, com a ajuda de Lasseter, em um estúdio de animação completo.

Usando como base o curta metragem premiado com o Oscar de 1988, Tin Toy, John e seus colaboradores da Pixar vinham há alguns anos trabalhando o desenvolvimento de um filme em animação digital em parceria com a Disney, que agora havia se interessado pelo projeto.

Mas quem pensa que a história de nossos heróis seria fácil assim se enganou.

A primeira amostra do filme com roteiro completo e animação foi considerada pela Disney um fracasso, quase sendo abortado o projeto e tendo recebido criticas pesadas da direção da casa do Mickey Mouse.

Voltando para a sala de criação, o roteiro foi retrabalhado com a colaboração de Joss Whedon, que viria a ser diretor de Vingadores em 2012, todo o design dos brinquedos foi repensado, musicas foram inseridas em momentos-chave do filme, e outras alterações.

O filme foi lançado em 22 de novembro de 1995 e logo se provou um acerto, foi o filme de maior bilheteria em seu fim de semana de estreia. Posteriormente, tornou-se um sucesso nacional e internacional, arrecadando mais de 373 milhões de dólares no circuito mundial ante seu orçamento de trinta milhões. 

A tacada de mestre para a Pixar ser o que é hoje veio com uma pitada de genialidade de Steve Jobs.

Sabendo o que seus animadores haviam desenvolvidos e prevendo um sucesso de publico, crítica e também comercial que iria alavancar o nome Pixar, Jobs programou um IPO ( oferta de ações na Bolsa), arrecadando mais de $130,00 milhões de Dólares, dessa forma a empresa pode se estruturar, crescer e tornar-se esse estúdio que tanto nos presenteia todos os anos com belas histórias.