O Rei Leão te apresentou Shakespeare e você não sabia.

Um príncipe que teve seu pai assassinado por seu tio, parte em uma jornada de auto conhecimento sendo guiado pela alma de seu pai e volta para confrontar e buscar a vingança contra o tio, te lembra algo?

Hamlet em sua obra original aborda temas bem mais polêmicos, como política, corrupção e violência, por se tratar de uma obra dirigida ao público infantil esses temas são pouco explorados.

As obras imortalizadas pelo escritor William Shakespeare no século XV sempre foram uma das preferidas dos roteiristas de Hollywood para adaptações, aproveitando se disso a Disney no ano de 1994 lançou essa obra prima das animações, que retorna essa semana em formato Live Action.

E não é só no escritor inglês que os roteiristas foram beber da fonte, o Rei Leão tem inspirações claras em Kimba o Leão Branco, que surgiu como um mangá do mestre Osamu Tezuka publicado em 1965 e, mais tarde, virou uma série de TV em formato de anime .

A Biblia é outra fonte de inspiração, mesmo que em poucas passagens do filme, como na apresentação do recém-nascido Simba em que ele é saudado por todos os animais na Pedra do Rei. Esse episódio faz ligação com o nascimento de Cristo, o Leão da Tribo de Judá, descrito nos livros bíblicos de Mateus e Lucas. Rafiki é quem o apresenta a todos os animais e o homenageia, representando, dessa maneira, os Três Reis Magos.

Como dizia o grande Chacrinha, ” Nada se cria, tudo se copia”, ou melhor dizendo, se inspira.

Filmes sempre usam de fontes diversas para construir uma história, o que os escritores de O Rei Leão conseguiram fazer de diferente dos que fracassam, foi juntar esses vários pedaços, pegar o melhor de tudo, uma pitada de emoção, musicas de Elton John e o humor de Timão e Pumba e voalá, temos: O Rei Leão.

Agora o que Jon Fraveu, Beyonce, Donald Glover e cia tem como desafio? Apenas levar essa emoção que sentimos há 25 anos atrás novamente para as salas de cinema, dessa vez com muita tecnologia.

O Rei Leão estréia dia 18 de Julho em todo Brasil.

Aqui na Zanini você encontra a linha completa de colecionáveis do O Rei Leão e outros brinquedos.